Qual é o nome do geladinho na sua região?

Nomes do geladinho: imagem de pessoa em dúvida

Vai um dindim aí? Ou será chup-chup? Sacolé? São muitos nomes para uma única delícia chamada geladinho… E não é para menos! O “picolé de saquinho”  é algo tão forte na cultura do Brasil que existe um nome de geladinho diferente em cada região do país. É sempre um apelido regional, com sotaque próprio da infância dos brasileiros.

Entretanto, apesar de haver muitos nomes para o geladinho na língua popular, poucos foram acrescentados aos dicionários oficiais da língua portuguesa. O mais comum desses apelidos do geladinho é o sacolé.

O Houaiss registra a palavra sacolé e explica que se trata do “cruzamento de saco e picolé”. Ou seja, picolé no saco, sem o tradicional pauzinho de madeira.

Já o Aurélio define o sacolé como “picolé vendido dentro de saco plástico”. O sacolé é o nome do geladinho mais popular no Rio de Janeiro – e possivelmente seja um termo oriundo do “carioquês”.

Mas como será o nome do geladinho na Bahia? E o geladinho em Minas Gerais? Gaúchos também têm um nome próprio para o geladinho no Rio Grande do Sul?

Como a Gel Fruta distribui seus geladinhos de norte a sul do Brasil, conhece os principais  nomes do geladinho no país. Vamos saber qual é o nome do geladinho na sua região?

Os nomes do geladinho na língua oficial

Como o brasileiro é criativo por natureza e ama sacolé, criou muitos outros nomes para essa iguaria refrescante. Entre entre eles o geladinho e o gelinho.

Eles estão listados no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa – um catálogo online que registra vocábulos de uso corrente, indo além da língua padrão e acompanhando a evolução contemporânea da comunicação no Brasil.

No Priberam, encontramos também o sinônimo dindim (que muitos costumam escrever assim: dindin  ou dim-dim).  Este é um termo muito comum para designar o geladinho no Norte, no Nordeste e o geladinho em Brasília.

O dindim também é palavra oficial no Vocábulo Ortográfico da Língua Portuguesa, conhecido como Volp, que representa a Academia Brasileira de Letras – o ícone da norma culta no Brasil. E lá está o dindim, o geladinho do norte-nordeste e da capital brasileira!

Mas como se chama geladinho em…

Além dos nomes de geladinho dicionarizados, há muitos outros apelidos regionais para o dindim ou sacolé. São os nomes de geladinho que estão na boca do povo. E também na tradição brasileira. Por isso, cada região tem um termo próprio para os gelinhos. Veja só:

Geladinho

O geladinho nas várias regiões do Brasil

  • Flau: nome de geladinho bem comum no Norte e no Nordeste do Brasil.
  • Laranjinha: é um dos apelidos do geladinho em Goiás  e no interior de Minas Gerais.
  • Chupe-chupe (ou chup-chup): é como se chama geladinho em Santa Catarina, e em Minas Gerais. Também é o nome do geladinho no litoral de São Paulo.
  • Gelinho: é um dos mais usados nomes do geladinho em São Paulo.
  • Chope (ou chopp): é paraense da gema!
  • Sacolé: é o nome do geladinho no Rio de Janeiro. E também comum no Rio Grande do Sul.
  • Refresco: é o nome geladinho no Mato Grosso.
  • Dindim: é como se chama geladinho no Nordeste, no Norte e em Brasília.
  • Geladinho: região sul e São Paulo.
  • Juju: é geladinho no interior de São Paulo.

E você, que nome prefere aí na sua região? Aqui para nós, geladinho bom se chama Gel Fruta!

Onde comprar geladinho Gel Fruta na sua região?

Agora que você já sabe quais são os nomes do geladinho na sua região, é hora de aproveitar essa delícia que refresca o calor do Brasil!

A Gel Fruta é uma fábrica de geladinhos tradicional que distribui seus produtos em vários estados brasileiros.

Por isso você pode comprar nossos produtos para consumir ou revender na sua cidade. Estamos em:

→ Primeiro, conheça os sabores dos geladinhos Gel Fruta!

Depois Clique aqui se você é revendedor e quer comprar geladinhos para vender. Ou clique aqui se você é consumidor e quer saber onde encontrar os geladinhos Gel Fruta na sua cidade.

Não importa se para você geladinho de chama dindim, sacolé, chup chup ou gelinho… O importante é consumir um sacolé com embalagem atóxica e alto padrão de qualidade que se mantém em qualquer lugar. O sotaque de cada região é o tempero especial da Gel Fruta, refrescando o calor de norte a sul do  Brasil!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *