Gelinho no inverno faz mal?
De acordo com especialistas, consumir gelinho (sacolé ou geladinho) e outros alimentos gelados, como sorvete e água, não causa doenças respiratórias. Isso porque não é o alimento gelado e nem mesmo o frio que provoca gripes, resfriados ou dor de garganta.
O que causa as doenças de inverno?
Os casos de gripe e doenças respiratórias aumentam nos meses de junho a agosto. Como o período corresponde à estação mais fria do ano, muitas pessoas associam esses problemas de saúde à ingestão de alimentos gelados e ao frio em si.
No entanto, não é “tomar friagem” ou consumir um geladinho ou um sorvete que causa gripes e resfriados. A causa direta dessas viroses, como o nome diz, está na contaminação por vírus e bactérias.
Por que tem mais gripe no frio?
Porque o frio aumenta as chances de contágio. Ele não causa a gripe e o resfriado, mas facilita que os vírus contaminem as pessoas. Isso ocorre pelos seguintes motivos:
- Ambientes fechados, sem ventilação, favorecem a proliferação de vírus e bactérias.
- O ar fica seco nos meses de frio, e a baixa umidade favorece a contaminação e as doenças respiratórias.
- A utilização de ar condicionado e aquecedores resseca ainda mais o ar, ampliando as chances de contaminação.
- As mucosas ficam irritadas, deixando-nos mais expostos aos micróbios. “Isso ocorre devido aoefeito danoso direto do frio sobre o epitélio da via aérea, tecido que reveste a mucosa das fossas nasais” – explica o pneumologista Waldo Mattos no portal http://www.brasil.gov.br.
- A exposição a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro, mofo, umidade e poeira favorecem o aparecimento de doenças respiratórias.
Portanto, ao contrário do que nossas avós diziam, não é o consumo de picolés, sorvetes, gelinhos ou bebidas geladas que causa as doenças respiratórias de inverno. E sim o contato com agentes patógenos, que é facilitado pelo frio. Ou seja, “não tem como pegar essas doenças tomando um sorvete”, como afirmou ao portal UOL o médico Paulo Henrique Feitosa, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Então, pode tomar gelinho?
Sim. A crença de que alimentos frios como o gelinho (geladinho) ou o sorvete causam gripe e resfriado no inverno não possui fundamentos científicos. Tomar gelinho (dindim, flau, chup chup ou sacolé…), portanto, não dá gripe ou resfriado.
Os alimentos gelados tampouco causam infecções na garganta. Estas também são causadas por bactérias e vírus. Ou por substâncias irritantes como:
- Baixa umidade, tabagismo, poluição do ar.
- Respirar pela boca levando bactérias para a garganta.
- Refluxo de ácido estomacal para a garganta.
- Síndrome da fadiga crônica, doença que leva ao cansaço extremo.
Cuide-se no inverno!
Algumas práticas simples podem ajudar a evitar a contaminação por bactérias e vírus. Não só nos meses mais frios, mas durante todo o ano. São eles:
- Lave a mão com frequência, principalmente antes de comer.
- Após contato com objetos, evite tocar os olhos, a boca e o nariz.
- Não compartilhe seus objetos pessoais com ninguém.
- Cubra a boca e o nariz com o cotovelo, a roupa ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. Proteja-se quando alguém tosse ou espirra perto de você.
- Procure evitar ambientes fechados e aglomerações.
- Mantenha sempre janelas abertas para que haja circulação de ar e luz natural no ambiente
- Alimente-se bem com frutas e verduras ricas em vitamina C (como laranja, limão, couve, rúcula). Elas fortalecem o sistema imunológico que combate doenças.
- Se o clima estiver seco, utilize um umidificador de ar no ambiente, para evitar sinusite.
- Tome muito líquido. Ele facilita a expectoração.
Cuide-se sempre com essas dicas e bom gelinho para você!
Deixe uma resposta