Embalagens de geladinhos Gel Fruta são retiradas da natureza com logística reversa

Para cada quilo de embalagem de geladinho descartado por consumidores brasileiros,  a Gel Fruta recolhe um quilo de lixo plástico das ruas. Esta é a chamada logística reversa,  técnica adotada por empresas ecologicamente corretas para proteger o meio ambiente.

Afinal, a melhor indústria de geladinho do Brasil é especializada em entregar alegria ao público. E não poderia deixar de fazer a sua parte dando um exemplo para incentivar os brasileiros a agir conscientemente em prol da natureza!

Embalagem de geladinho: imagem de geladinhos Gel Fruta

Como funciona a logística reversa?

Na logística reversa –  uma tendência mundial para proteger a vida no planeta –  o lixo recolhido por uma empresa precisa ser similar ao que os consumidores descartam após a utilização dos produtos.

Uma fábrica de pneus, por exemplo, recolhe borracha, não importando a sua origem. E uma indústria de bebidas coleta garrafas de qualquer espécie ou fabricante.

A Gel Fruta, como produz geladinhos com embalagens plásticas, recolhe todo tipo de plástico que estiver poluindo as cidades.

É indiferente também a localidade da coleta.  “O que vale, na verdade, é a quantidade de embalagens que eu coloco no mercado e a quantidade de plástico que eu retiro, que tem que ser a mesma” – explica o empresário Valdir Rocha, proprietário da Gel Fruta.

O ganho para o meio-ambiente está na soma dos esforços de todos os empresários. Se cada fábrica brasileira reciclar a mesma quantia de resíduos que seus produtos gerarem no mercado, o Brasil não terá mais lixo, e sim matéria-prima abundante e renovável.

As embalagens de geladinhos Gel Fruta e a natureza

Com a logística reversa, as embalagens de geladinho Gel Fruta descartadas pelos consumidores é compensada pela coleta de material similar no Paraná.

A coleta é feita por cooperativas de catadores de papel. E o plástico recolhido é encaminhado a usinas de reciclagem na capital paranaense.

“Não importa se é garrafa pet, saquinho de arroz, de feijão… O que importa é que tenha o mesmo peso do que eu coloco no mercado” –  complementa Rocha.

Embalagens de geladinho atóxicas para um planeta mais limpo

Os tipos de plástico utilizados nas embalagens dos geladinhos da Gel Fruta são o polietileno (PE), o polipropileno (PP) e o PVC. Com eles são confeccionados os sachês onde o suco de fruta é congelado e os sacos padronizados onde os geladinhos são acondicionados para a comercialização.

Os sachês são atóxicos e, assim como as embalagens externas,  recicláveis. Ou seja, podem ser derretidos e utilizados em misturas para a confecção de outros produtos plásticos. Mas jamais voltam a ser embalagens de geladinhos ou comestíveis.

Embora as embalagens de geladinhos sejam recicláveis, não é possível garantir que todos os consumidores as descartem corretamente. Por isso a Gel Fruta compensa a natureza pela emissão de plástico no comércio. E estimula sempre o descarte correto de materiais que demorar para degradar quando lançados na natureza.

Benefícios da logística reversa 

embalagens de geladinhosO Instituto Paranaense de Reciclagem, Inpar –  criado por vários sindicatos sob coordenação do Sincabima –, é responsável pela coleta seletiva das casas paranaenses até as recicladoras. Uma usina própria para essa finalidade está sendo construída na região de Curitiba.

“O objetivo principal da logística reversa é reinserir os resíduos sólidos pós-consumo em novos ciclos produtivos” – explica o Inpar. De acordo com o instituto, a coleta de plástico com a logística reversa traz inúmeros impactos positivos à natureza:

  1. Cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de uma tonelada de petróleo.
  2. O petróleo pode acabar para sempre e reciclar plásticos diminui também a poluição do ar.
  3. Muitos objetos usados diariamente, como vasos, cabides e vestuário, são feitos a partir de plástico reciclado.
  4. Com 5 garrafas de PET (plástico) pode-se obter poliéster suficiente para produzir uma T-Shirt do tamanho XL.
  5. 1000 kg de PET permitem produzir 2000 calças em poliéster.

O sistema de logística reversa é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que a Gel Fruta utiliza para beneficiar não só a natureza, mas também centenas de famílias que vivem da coleta de recicláveis. São mais de 171 mil catadores de lixo no Brasil, de acordo com o censo 2010 do IBGE.

→ Conheça mais sobre a fabricação e distribuição dos geladinhos Gel Fruta! Estamos em várias regiões do Brasil e você pode revender nossos produtos, feitos com embalagens de geladinhos de alta qualidade, contatando nossos representantes regionais neste link aqui. É a Gel Fruta refrescando o calor do Brasil!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *