Quais são as cores dos geladinhos preferidos pelas crianças?

Os geladinhos Gel Fruta possuem oito opções de sabores, cada uma com uma cor própria. É uma alegria colorida! E se o gosto tem cor, fica a pergunta: qual será a cor do geladinho preferido pelas crianças no Brasil?

Vamos falar nesse post sobre um estudo muito interessante a respeito da preferência que as crianças têm por determinadas cores.

Ou seja: será que, ao abrirem o freezer buscando um pacote de geladinhos Gel Fruta, nossos filhos escolhem o sacolé pela cor? Vejamos!

geladinhos preferidos pelas crianças: foto de menina com as mãos coloridas

As cores dos sabores

Criança não come apenas para manter o corpo, mas também a alma. Para ela, alimentar-se é também brincar e crescer.

Trata-se de uma experiência sensorial completa que envolve cores, sabores, aromas e até a forma dos alimentos!

A comida gera memórias emocionais que ficam para a vida toda. E o geladinho é uma dessas experiências de infância que trazem conforto e alegria. Para sempre…

Então sim, cada cor é um sabor! Ou vice-versa? Qual será o geladinho preferido pelas crianças e, mais ainda, a cor de sacolé predileta?

Um estudo de intitulado “Percepção infantil dos logótipos: cores” (Inês do Amaral, Maria Gabriela Gama e Maria da Graça Guedes) revelou quais são as cores de objetos infantis preferidos por idade e sexo.

Assim, é possível prever qual será a cor de geladinho predileta das crianças em cada fase.

Elas escolhem primeiro pela cor. Depois fixam o aroma e acabam estabelecendo o geladinho que mais gostam.

Por isso o sacolé (ou dindim, gelinho, chupe-chupe, laranjinha, flau e tantos outros nomes) também é experiência e aprendizado em família!

geladinhos preferidos pelas crianças: imagem de geladinho

As cores dos geladinhos preferidos pelas crianças

O estudo que citamos aqui determinou a preferência de crianças entre os três e os seis anos em relação às cores e às formas dos objetos.

A pesquisa mostra que a atração por cores muda em relação à idade e ao sexo das crianças.

E certamente essa relação se mantém quando falamos nos geladinhos preferidos pelas crianças!

Até mesmo o tom de cor ­– mais ou menos intenso – já é conhecido por esta área da neurociência que estuda o comportamento do cérebro frente ao estímulo de ondas luminosas.

Cores são ondas luminosas com variados comprimentos que o cérebro interpreta como “cor”. E cada faixa etária tem, literalmente, “a sua onda”…

Cores dos sexos

Cores mais frias ou mais quentes são bem definidas entre meninos e meninas. As quentes são preferidas pela maioria. Ou seja, os geladinhos de cores ensolaradas certamente serão preferidos pelas crianças no primeiro contato.

As cores neutras são escolhidas por apenas 5% a 9% das crianças.

Na comparação por sexos:

  • As meninas preferem a cor vermelho-violeta, com 57% das escolhas e a cor violeta, com 49% das escolhas.
  • Os meninos preferem o vermelho, com 46% das respostas, seguido do amarelo e do amarelo-verde, com 31% e 32%, respetivamente.
  • As cores menos escolhidas foram o castanho para as meninas (com apenas 2% da preferência) e o violeta para os meninos ( com 3% das respostas).

geladinhos preferidos pelas crianças: pacote de geladinhos Gel Fruta

A cor da idade

Cada etapa da vida tem uma cor preferida. E na infância isso não é diferente. Ou seja, aquela atração inicial pelo geladinho, que vem antes do reconhecimento do sabor, já tem cor própria!

  • Crianças com três anos preferem o amarelo-verde. O sabor da cor? O amarelo-verde é a cor do sacolé Gel Fruta de abacaxi. E o verde é a cor do sabor kiwi!
  • Crianças com quatro anos optam mais pela cor vermelho-violeta. Como a do geladinho de uva.
  • As crianças com cinco a seis anos preferem a cor vermelha, com 47% e 50% das escolhas, respetivamente. É geladinho de morango na cabeça e no coração!

Frio ou quente?

Melhor é ser geladinho! No geral, as crianças preferem as cores quentes em detrimento das frias. Ou seja, são imediatamente atraídas pelo vermelho, o laranja e o amarelo vibrante.

Na classificação global:

  • O vermelho foi a cor mais escolhida, com 38% das opções. Ponto para o geladinho de morango!
  • Em segundo lugar ficou o vermelho – violeta, com 32%. Cor de geladinho de uva e açaí com banana!
  • As crianças escolhem mais as cores quentes (vermelho, o vermelho-laranja, o amarelo e o vermelho-violeta): 51%. Por isso são muito atrativos os geladinhos amarelos de maracujá ou abacaxi. E também o de acerola com maracujá, que puxa para o laranja.
  • As cores frias são escolhidas por 41% das crianças, que privilegiaram a cor violeta e os azuis. O geladinho azul de tutti-frutti da Gel Fruta é uma prova de que esta cor atrai realmente as crianças!

geladinhos preferidos pelas crianças: gráfico de cores preferidas

Gel Fruta: o geladinho preferido do Brasil!

Um pacote com oito cores e sabores variados… é uma salada de frutas! A grande alegria dos pequenos é abrir o freezer e encontrar um pacote com todas essas opções para escolher.

E tudo começa com a atração pela cor! Depois vem o sabor. E o gosto fica colorido. Cada sabor tem uma cor. E cada criança tem o sabor colorido que mais gosta.

Então fica a dica: que tal brincar de adivinhação com a meninada? Naquela tarde com os amigos, qual cor de geladinho será que cada criança irá escolher?

E por fim, fica a pergunta: qual será a cor do geladinho preferido pelas crianças?

Faça a sua pesquisa! Seja qual for a preferência da criançada, temos uma certeza: sabor e cor são uma coisa só. Geladinho azul é o mesmo que sacolé de tutti-frutti. Geladinho amarelo é abacaxi. Verde é kiwi e assim por diante.

E cada cor tem um sabor de infância com cheiro gosto de alegria. Com gosto de Gel Fruta!

Conheça-os aqui e feliz infância!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *