O que a história do geladinho tem a ver com a Segunda Guerra Mundial?

O que sabemos sobre a história do geladinho? Bom, acontece que durante a Segunda Guerra Mundial, os marinheiros norte-americanos consumiam alimentos processados que eram congelados em pequenos sacos plásticos. Esse era o principal alimento durante as batalhas. Os “geladinhos” eram salgados e ricos em proteínas.

Quando terminou a guerra, alguém –  não se sabe muito bem quem –, trouxe a ideia para o Brasil. Só que aqui, como somos um país tropical e bastante pacífico, os alimentos dos marinheiros americanos se transformaram em suco de fruta congelado, uma iguaria saborosíssima. O picolé dentro de sacos pegou, e muito.

Essa breve história do geladinho, sem muita documentação e fontes oficiais, relata o início dessa guloseima colorida que em terras brasileiras – esse imenso território amarelo, azul e verde, também é chamada de dim-dim, chupe-chupe, big-bem, juju, flautinha, sacolete, picolé-de-saco, brasinha, bacaninha, lili, laranjinha, legalzinho.

Enfim, ele pode ter centenas de outros nomes Brasil afora. Isso porque estados e cidades adotam apelidos diferentes, com sotaques próprios, já que nosso país grande como um continente.

Da história do geladinho à produção

O geladinho é uma espécie de picolé preparado dentro de pequenos sacos plásticos. Acondiciona-se o líquido dentro dos plásticos que, depois, são congelados. Quando o liquido está completamente congelado, fica pronto para o consumo. A iguaria tem vários sabores. Tudo depende da criatividade de cada um. O que podemos dizer aqui é que eles são deliciosos.

Padrão de qualidade

Porém, ao se fazer um geladinho, todo cuidado é pouco. Se ele não for feito dentro de padrões adequados de higiene e cuidados específicos, pode estragar rapidamente e fazer mal à saúde.

Outro cuidado fundamental na produção é com o plástico usado para embalar o suco para o congelamento. Quando degustamos um geladinho, o plástico entra em contato com a boca. E se ele não tiver limpo e não for atóxico, pode causar problemas de saúde. Por isso a marca tem que ser de confiança.

Nesse primeiro post, falamos sobre a história do geladinho e de como ele é feito. Nos próximos, vamos nos aprofundar nos cuidados necessários à produção e aprender a diferenciar os tipos de embalagens existentes no mercado. Até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *