O Dia do Sorvete chegou e a Gel Fruta entra na alta temporada 2018!

São duas comemorações em uma… 23 de setembro é o Dia do Sorvete no Brasil. E é também o início oficial da temporada de calor e alto consumo de sorvetes, geladinhos, picolés e outras iguarias geladas.

A Gel Fruta já está no clima da nova estação: preparada para garantir o sabor do verão 2018-2019. É o sabor dos geladinhos Gel Fruta: kiwi, acerola com maracujá, açaí com banana, morango, uva, tutti frutti, abacaxi e maracujá!

sacolé sabor açaí

sacolé sabor açaí

Vai um geladinho aí?

A alta temporada de geladinhos, picolés e sorvetes começa com o calor da primavera, estação que em 2018 chegou às 22h53 do dia 22 de setembro.  O Dia do Sorvete acompanha o equinócio que marca o renascimento da alegria, do sol, do calor humano. E do prazer de tomar um geladinho!

É nos meses de setembro a março — período que engloba a primavera e o verão — que mais de 70% da produção nacional de sorvetes e gelados é comercializada.

Por isso a Gel Fruta não tem férias. Nossos geladinhos são consumidos em várias regiões do Brasil o ano todo. E na alta temporada o consumo aumenta com o calor brasileiro.

 O Dia do Sorvete, do picolé, do geladinho…

No Brasil, o Dia do Sorvete foi instituído em 2002. Serve para  marcar o início da temporada e comemorar a história dessa iguaria muito amada que surgiu, acredita-se, há mais de 3 mil anos no Oriente.

No início, ela parecia mais um geladinho do que um sorvete. Os chineses misturavam neve com suco de frutas – um tipo de raspadinha ou “sacolé sem saquinho”.

Mais tarde, na Europa, uma espécie de salada de frutas passou a ser congelada em potes de barro que eram guardados na neve. E as misturas foram evoluindo para as várias formas de gelados que temos hoje.

Aqui no Brasil, o sorvete surgiu em 1935 no Rio de Janeiro. Eram blocos de gelo importados que chegavam de navio. Os blocos de gelo eram enterrados para não derreter. O gelo picado era misturado com suco de frutas. O gelado era preparado em confeitarias com hora marcada. E reza a história que isso contribuiu para emancipação feminina, pois levou as mulheres a frequentar os cafés e bares que antes eram redutos masculinos.

O suco gelado virou geladinho quando ganhou uma versão em saquinhos na Segunda Guerra Mundial. Graças aos marinheiros americanos que conservavam alimentos processados em sachês, como mostramos nesse post sobre a história do geladinho.

De lá para cá, a forma de produzir o sacolé – um dos nomes do geladinho no Brasil,  foi aperfeiçoada com técnicas industriais que garantem a qualidade dos produtos. E a Gel Fruta representa essa evolução no Brasil. O sabor do verão. Então, vai um geladinho aí?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *